Foto: Moisés Trindade (Real Sport Club)
Fernando Cardoso começou a trajetória de técnico na base da dupla Gre-Nal, passou no futebol catarinense e, atualmente, treina o time sub-20 de equipe do Litoral

O técnico santa-mariense Fernando Cardoso Martins, 47 anos, levou o Real de Tramandaí até as semifinais do Gauchão Sub-20. O resultado também valeu a classificação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior do próximo ano.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A equipe do litoral gaúcho, novata no cenário do futebol gaúcho, fez grande campanha na competição estadual. Na primeira fase, foram 13 pontos dos 21 disputados (quatro vitórias, um empate e duas derrotas) que colocaram a equipe classificada para as quartas de final na segunda posição do Grupo A. O Real ficou somente atrás do Grêmio, que somou 17 pontos.
Nas quartas de final, dois confrontos contra o Novo Hamburgo e classificação do Real. Vitória por 1 a 0 fora de casa e empate por 0 a 0, em Tramandaí.
Nas semifinais, o Real encontrou o Inter de Porto Alegre e foi eliminado com duas derrotas por 1 a 0.
Ligação com Santa Maria e trajetória no futebol
Fernando revela que é santa-mariense, mas com poucos meses de vida foi morar em Porto Alegre. Portanto, sua vida foi construída já na capital. Porém, nos períodos de folga, Santa Maria era destino.
– Santa Maria esteve presente principalmente na minha infância. Faz um tempo que não vou na cidade, mas eu ia direto nas datas comemorativas, festas de fim de ano, para visitar os meus avós – explica o treinador.
Ainda estudante de Educação Física na PUC, em Porto Alegre, Fernando Cardoso Martins iniciou a carreira como técnico na base da dupla Gre-Nal.
– Comecei no futsal do Grêmio em 2001. Depois, eu fui para a escola rubra do Inter, onde fiquei até 2008. Nestes anos trabalhei com Osmar Loss, Lisca, Andrei Lopes, André Jardine, nomes que ainda estão trabalhando no futebol hoje em dia. Aprendi muito lá – conta o santa-mariense.
Pai torcedor do Inter-SM
O técnico do sub-20 do Real de Tramandaí revela que seu pai é torcedor do Inter-SM.
– Meu pai torce para o Inter-SM. Já morando em Porto Alegre, lembro dele me levar sempre quando o Inter-SM ia jogar na capital, principalmente na época do Estádio Olímpico.
Seu Luiz Alberto Castro Martins, pai de Fernando, lembra do tempo que morou no Coração do Rio Grande e dos jogos que acompanhou do Alvirrubro.
– A minha ligação com o futebol surgiu em Santa Maria jogando na escolinha do Inter-SM e depois me tornei um torcedor. Tenho grandes lembranças, muitas saudades e muito acompanhei o Inter-SM quando morava ainda na cidade, e depois em Porto Alegre, quando ele vinha enfrentar Grêmio ou Inter – comenta o pai de Fernando.
O treinador encerrou o vínculo contratual com o Real de Tramandaí e analisa propostas de outros clubes, tanto de categorias de base quanto profissionais.